Índia
testa ônibus espacial em miniatura
Redação do Site Inovação Tecnológica -
25/05/2016
Este primeiro protótipo não possuía trem de pouso,
e seu objetivo era testar as tecnologias de reentrada e navegação.
[Imagem: ISRO]
Nave reutilizável
A Índia testou com sucesso o primeiro protótipo de
uma nave espacial de múltiplos usos.
O RLV, sigla em inglês para Veículo de Lançamento
Reutilizável, parece uma versão em miniatura dos antigos ônibus espaciais
norte-americanos e da nave não-tripulada X-37B.
Com 6,5 metros de comprimento, o protótipo tem o
mesmo diâmetro do foguete HS9, o que permite que ele seja encaixado no topo do
foguete, como uma carga útil normal.
Após um voo de 91,1 segundos, o foguete liberou o
RLV a uma altitude de 56 km. Por contra própria, a pequena nave ascendeu até os
65 km, o que é abaixo do limite de 100 km, considerado a fronteira do espaço,
mas alto o suficiente para testar o voo em velocidade hipersônica e o sistema
de navegação e descida.
Teste de reentrada e navegação autônoma
A nave é encaixada no topo do foguete, como os satélites de comunicação.
[Imagem: ISRO]
Após o desligamento dos motores,
começou o teste para valer da nave experimental, que começou com uma
"reentrada" na atmosfera baixa a uma velocidade de Mach 5 - cinco
vezes a velocidade do som.
Durante a descida, todo o sistema
de controle de voo funcionou corretamente, fazendo com que a nave descesse em
um zigue-zague suave, o que necessário tanto para seu direcionamento para a
pista de pouso, quanto para reduzir sua velocidade.
O primeiro voo não previa um
pouso em terra e nem a recuperação da nave: depois de um voo de 12,8 minutos, o
RLV mergulhou no ponto previsto na Baía de Bengala, a 450 km do local de
lançamento.
Tecnologias críticas
De acordo com ISRO, a agência
espacial indiana, "neste voo, tecnologias críticas, como o sistema
autônomo de navegação, orientação e controle, o sistema de proteção térmica
reutilizável e o gerenciamento da reentrada foram validados com sucesso".
A expectativa é que o segundo
protótipo já conte com um trem de pouso que permita testar a descida da nave em
um aeroporto comum.
Uma empresa privada
norte-americana, a Sierra Nevada, possui um protótipo de micro-ônibus
espacial tripulado, chamado Dream Chaser, mas ele tem
sido preterido pela NASA em benefício das naves das naves CST, da Boeing, e Dragon, da
SpaceX.
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